A instituição Salesiano São José é uma escola católica iniciada por Dom Bosco. E como finalidade da educação que as escolas salesianas (principalmente o São José) realizam a formação de “Bons Cristãos e Honestos Cidadãos”. Criada por salesianos, que em 1883 chegaram ao Brasil com despesas pagas pelo próprio imperador D. Pedro II. Abrigaram-se logo numa chácara em Niterói, cidade na qual fundaram o Colégio Santa Rosa um ano depois de sua chegada. A partir disto, passaram a fundar colégios em outras cidades do Brasil Império e, posteriormente, do Brasil República, como Recife, São Paulo e Salvador. Advindos da Inspetoria do Norte, os salesianos se hospedaram em Natal no ano de 1936.
O terreno no em que a escola encontra-se hoje, instalada na Ribeira pertencia anteriormente ao industrial Juvino Barreto, que residia em um palacete com sua família. Por sua vontade, sua esposa doaria a casa da família para os irmãos salesianos. José Bezerra e Paulo Gasco foram os encarregados de transformar a mansão em um colégio e viajaram a Natal com este fim ainda em 1936.
De início, por falta de salesianos que pudessem lecionar regularmente na nova escola, funcionou apenas o Oratório São José, que dava aulas a 22 meninos pobres da cidade. Posteriormente, foi criado o Externato Salesiano São José, que ministrava o ensino primário. Para dispor o colégio de professores, foi transferido de Jaboatão para Natal o Curso Filosófico São João Bosco, que funcionou na cidade entre 1940 e 1958, e que seria posteriormente transferido para Lorena e São João Del Rei.
A partir de 1959, com maior disposição de professores, o colégio passaria a contar também com o curso ginasial e, de 1979 em diante, funcionaria o 2o grau. Atualmente, os ensinos pré-escolar, fundamental e médio funcionam no prédio, além de um curso pré-vestibular. E neste ano de 2011 temos a maior alegria de festejar seus 75 anos e expor essa história dividida por décadas em nossa feira científico-cultural.
0 comentários:
Postar um comentário